quarta-feira, 10 de março de 2010

Plano de Marketing e Comunicação

1.1 Produto/Serviço Alvo do Planejamento

Colocar uma descrição do projeto e dos serviços que serão oferecidos.

1.2 Público-Alvo

O público-alvo do projeto são leitores de 20 até 40 anos, que se interessem por música, cinema, teatro, fotografia, artes plásticas, ou seja, que se interessem por cultura. E que, além disso, busquem estar sempre bem-informadas, em busca de conhecimento artístico e cultural.

Também é público-alvo do projeto as empresas nacionais e multinacionais que estejam interessadas em contribuir financeiramente e que, em troca, tenham sua marca aliada a um projeto com bases culturais e jornalísticas, que visa estimular o desenvol-vimento cultural brasileiro.

1.3 Objetivos de Marketing

Captação de recursos junto a cinco grandes empresas investidoras, em todo o Brasil, que através das doações mensais auxiliarão na manutenção do projeto durante um ano.

Para as empresas que ajudarem, fortalecimento da marca por ser vinculado a um projeto confiável e socialmente comprometido.

Estimular mais artistas a aderir à idéia do creative commens, mostrando que há um grande público interessado e que existe retorno.

Tornar o site do projeto um local de referencia para pessoas interessadas em obter informações e ter acesso à cultura, conhecer artistas que disponibilizem livremente seu trabalho.

Gerar interesse suficiente nos leitores para que estes tornem-se assinantes do site (lembrando que o valor da assinatura é mensal e livre, ou seja, o leitor pagará quanto puder, quiser ou achar que o site vale, a partir de um mínimo de um real).

1.4 Objetivos de Comunicação

Difundir a marca através de estratégias social e culturalmente comprometidas, que tenham como pano de fundo, a preocupação com a difusão da cultura e da informa-ção.

Chamar a atenção para a existência de um site que possui um amplo conteúdo cultural.

Manter o contato e estimular as pessoas a continuarem acessando o site.

Agregar assinantes.

Mostrar às empresas as vantagens de se tornar parceiras do projeto.

Convencer empresas a auxiliar financeiramente as atividades do projeto.

1.5 Ações da Campanha

Antes do lançamento do site, algumas ações serão promovidas para chamar a atenção do público-alvo do projeto. Esse primeiro contato é importante para que, quando o site entre no ar, as pessoas já tenham tido algum tipo de contato com a marca ou então com a proposta e, assim, se interessem em acessar o site. Entre as ações que serão realizadas cabe destacar as principais.

As pessoas envolvidas no projeto e alguns colaboradores irão aos principais lu-gares que o público da revista freqüenta: universidades, museus, cinemas, concertos musicais, peças de teatro, mostras fotográficas, jornalísticas e artísticas em geral. Nesses lugares será distribuído um material publicitário que deve conter a logomarca e uma primeira apresentação do projeto, ou seja, algumas informações básicas que visam des-pertar o interesse do público. Esta ação ocorrerá principalmente em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, por se tratarem de cidades com intensa atividade cultural e de fácil acesso para viagens. Isso também poderá ocorrer em outras cidades depen-dendo da disponibilidade de pessoas para a realização.

Uma forma de marketing que está sendo muito utilizada, especialmente na inter-net, e que está se mostrando bastante interessante é o marketing de guerrilha. As inter-venções urbanas e poéticas têm por objetivo fazer com que o cotidiano das pessoas seja alterado, mesmo que durante um minuto, enquanto a pessoa para e observa o que está acontecendo. Isso se torna marketing de guerrilha quando as pessoas ficam interessadas em compreender o que estava acontecendo, quem havia promovido aquela mudança brusca no ambiente social e qual sua finalidade. Esse tipo de ação ganha muito impacto graças à internet, por ter se tornado uma enciclopédia e banco de dados para grande par-te da população – e grande parte de nosso público alvo – e, dessa forma, a ação acaba ganhando muito mais visibilidade. As intervenções terão arcabouço cultural e poético, sendo utilizadas em dois âmbitos: propagação da arte de ação e também como método de publicizar a marca “do B”. Estas intervenções se darão tanto em âmbito real como virtual.

Também será realizado o primeiro contato com possíveis interessados em patro-cinar – ou apoiar - o projeto e ter sua marca vinculada ao trabalho que será desenvolvido. Assim, antes do lançamento do projeto, os seus integrantes começarão a entrar em contato com artistas que disponibilizem seus materiais gratuitamente na internet. Esse contato será importante para realização de ações futuras, através do banco de dados em creative commons. Assim esses artistas conhecerão o projeto, e as ações começarão a ser planejadas com maiores detalhes.

Com o site no ar começa um dos principais momentos de divulgação do projeto, pois é o momento de usar diversas ferramentas para que as pessoas que haviam tido um primeiro contato com a idéia tenham o interesse em acessar o site e conferir seu conteúdo.

Os integrantes do projeto irão novamente aos lugares que já haviam freqüentando na etapa inicial de divulgação. Entretanto, desta vez o objetivo será entregar um material gráfico relembrando as pessoas do projeto e anunciando que o site já está no ar, isso será um reforço para aquela primeira ação e ainda terá o potencial de atingir novas pessoas. Além do mais, esta ação tem como objetivo um contato direto, já inicial, dos produtores do site e seu conteúdo, com os possíveis leitores. O material distribuído manteria seu projeto visual, mas será mais incisivo, uma vez que deve estimular o acesso ao site. Outra ação será a confecção de outros materiais como bonés, camisetas, bottons, cartões pessoais. A princípio este material seria usado pelos integrantes do projeto, uma forma de identificação, contudo, num segundo momento este material poderia ser colocado a venda no site, juntamente com o material dos artistas arrolados no banco de dados.

A internet também é uma ferramenta que deve ser amplamente utilizada para divulgação do projeto. Uma das grandes qualidades de trabalhar com esta ferramenta é o baixo custo e a grande capacidade de alcance. Uma das possibilidades é a veiculação de banners online em alguns sites que estejam ligados a atividades culturais. Serão inser-ções pontuais, principalmente nos finais de semana. Outro modo de aumentar o número de acessos é a utilização do Google Adwords, uma ferramenta que possibilita que pes-quisas sejam feitas com determinadas palavras, assim, o anunciante terá sua marca colo-cada nos primeiros resultados, e vinculada às ações da revista.

Outro fator é que hoje a internet disponibiliza diversos meios de integração, que podem ser usados como forma exposição. Sites como o Orkut, Youtube, Myspace, Flickr, Twitter, LastFm, Blip, blogs, são freqüentemente utilizados para ações de Marketing de Guerrilha e de Marketing Viral, por exemplo.
O projeto terá estes sites como pedra de toque, pois é uma forma de primeiro contato com o seu conceito e conteúdo, levando esta pessoa a se interessar, visitar o site, enfim, criar um vinculo com o projeto. No entanto, estes sites não servem somente para contato com pessoas que ainda não conhecem o produto, mas também para manter in-formados aqueles que já conhecem, fortalecendo ou recriando o interesse.

Para isso algumas atitudes serão tomadas, como divulgações de matérias em sites como o Orkut ou o Twitter (rede social que permite aos usuários enviar atualizações pessoais, com menos de 140 caracteres, que serão visualizadas pelas pessoas que optaram receber essas visualizações, é bastante utilizado por veículos de comunicação para divulgar manchetes com o link da matéria, reuniões de pauta etc.). Criar uma conta no Myspace, divulgando o conteúdo e as atualizações do site. Colocar algumas fotos no Flickr e vídeos no Youtube, criando inclusive uma Tv do projeto. Outra forma de inte-ração é o site LastFm, onde é possível criar uma conta para que as pessoas saibam o que a “redação” está ouvindo, divulgar os músicos do banco de dados, e para que os leitores possam dizer o que gostam de escutar. Ou seja, uma ótima forma de manter contato com o público.

O próprio site conterá algumas ações que chamem atenção das pessoas. Por e-xemplo, dentro do site será criado um espaço em que as pessoas possam divulgar seus textos, as músicas da sua banda, links de seus vídeos, de suas fotos, games etc. Será um território de produção para os leitores, sem restrições quanto à assinantes ou não-assinantes. Esta parceria com os leitores será também uma forma de divulgação do site. Será anunciado que existe um site com um conteúdo jornalístico e cultural inovador, e com um espaço disponível para que as pessoas divulguem seus trabalhos. Muitos uni-versitários e pessoas que ainda buscam reconhecimento em suas áreas podem se interes-sar e dar uma atenção maior ao projeto. Ainda de acordo com essa proposta, está em nosso plano de marketing a criação de uma agenda cultural desenvolvida a partir de nossos leitores. Esta agenda será o espaço em que divulgaremos eventos realizados por pessoas que acessam o site, por leitores e assinantes, e que não estão presentes no nosso ciclo de palestras. Por exemplo, uma banda irá tocar em um bar desconhecido, ou um fotógrafo amador conseguiu uma sala para amostra, etc., esta agenda seria responsável por divulgar tais eventos. Enfim, a idéia é uma agenda bastante democrática, onde pes-soas que não possuem espaço nos famosos cadernos culturais possam divulgar seu e-vento.

É interessante a criação de um email marketing, que é uma forma de criar um vínculo mais forte com os leitores e divulgar o site. Por isso, a revista criará um espaço para cadastro das pessoas interessadas em receber a cada quinze dias, por exemplo, um newsletter com as atualizações do site e também sobre possíveis promoções.

O site também realizará algumas promoções para manter o vínculo com seus leitores. Conforme comecem a surgir parcerias com os artistas, o site sorteará alguns ingressos para determinados eventos, estimulando o acesso ao site e ajudando a divulgar o trabalho do artista. São ações de baixo custo e que criam uma boa imagem para o projeto.

É importante ressaltar que todo o conteúdo do site, desde o banco de dados até as matérias produzidas, estarão disponíveis para leitura e cópia, de acordo com nossos princípios de difusão da cultura e de nossa linha editorial. Por isso, nossa estratégia para agregar leitores não tem qualquer relação com conteúdo exclusivo ou área específica para assinantes. O conteúdo é livre. Nossa estratégia reside em oferecer aos assinantes um pacote, um “Plano Premium”, ou seja, algumas vantagens extras. Antes de mais nada, é importante ressaltar que o valor da assinatura mensal, assim como a forma de pagamento, é escolhida pelo leitor. Ou seja, o leitor pagará o quanto acha que o site vale, o quanto pode ou quer, num valor mínimo de um real. Dentre as vantagens oferecidas pelo site ao assinante estão ações de marketing – pensadas juntos aos patrocinadores – exclusivas para eles; sorteios de ingressos exclusivos para shows, eventos, palestras e exposições; concursos de fotografia, reportagem e música; disponibilização de ingressos para show, palestras, eventos etc., dos artistas que compõem o banco de dados; ciclo de palestra, e etc.

Sendo assim, as parcerias que o projeto criará com os artistas são imprescindíveis para a realização de algumas ações conjuntas, inclusive de marketing. Por exemplo, a agenda com os ciclos de palestras, workshops, amostras, shows, debates, sabatinas etc., com fotógrafos, cineastas, jornalistas, escritores, músicos etc. que disponibilizaram seus trabalhos em creative commons no site, e que serão disponibilizados, a princípio, para assinantes. Este “banco de dados” – disponível para todos, assinantes e não-assinantes, como todo o conteúdo do site - será um setor em que qualquer artista, jornalista, escritor etc., poderá divulgar e disponibilizar seu trabalho em creative commons. Para incentivar a participação, a revista se compromete a produzir releases e sinopses para facilitar a difusão do material. Já os “ciclos” referem-se à criação de uma agenda que, ao mesmo tempo que divulgue os artistas e o site, difunda a cultura, a informação e também leve conhecimentos específicos a determinados locais. Por exemplo, um fotógrafo de Belo Horizonte que queira debater seu método de registrar o real ou pretenda ensinar algumas técnicas fotográficas para amadores; um cineasta de Recife que pretenda debater seu filme ou ensinar algumas técnicas de produção cinematográfica; um músico de Florianópolis disposto a divulgar seu trabalho ou fazer um workshop, talvez uma jam session. Estes eventos serão arrolados, dispostos numa agenda, divulgados com antecedência e a revista será a responsável pela organização de todos os eventos. Estas ações são também bastante interessantes para os patrocinadores, que sempre terão sua marca vinculada a estas atividades, que tem como pano de fundo a difusão da cultura, da informação e a promoção de novos artistas e talentos. Esta ação é bastante produtiva, pois além de ser um espaço importante para os patrocinadores, também é um espaço de construção teórica e cultural, de retroalimentação do site, de estimulo ao debate e onde estudantes, artistas, leitores, jornalistas e outros profissionais trocarão conhecimento, idéias e experiências, agregando, portanto, muito mais ao site e à cultura. É importante ressaltar que esta agenda será construída e divulgada na terceira etapa do projeto, como escrito nas Estratégias de Ação (Memorial Descritivo). Outro detalhe importante a ressaltar é que este "ciclo de palestras" não possui caráter pedagógico, mas um viés explanatório, com vistas a divulgar os trabalhos dos artistas, promover o debate e difundir a cultura. Como forma de incentivar os artistas a liberarem seus materiais em creative commons, o site criará um espaço para venda de produtos destes profissionais, como cds, camisetas, bonés, DVDs etc. Este dinheiro será revertido integralmente para eles, como forma de incentivo e agradecimento. Será também uma forma de reconheci-mento dos artistas, do site e conseqüentemente dos patrocinadores.

Para o encontro com os possíveis patrocinadores será criado um material gráfico, uma cartilha. Este material conterá os objetivos do projeto, uma descrição de suas ativi-dades, seus integrantes, seu orçamento e quais as vantagens de se tornar um parceiro do projeto. Serão definidas duas cotas de patrocínio.

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